Terça-feira, 10 de Abril de 2007

ABSC's com 2 tripulantes...

Lisboa, 10 Abr (Lusa) - O presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) considerou hoje "realista" a redução de três para dois dos membros da tripulação das ambulâncias de socorro, adiantando que a segurança do transporte está garantida.

As ambulâncias de socorro vão reduzir de três para dois os membros da tripulação, ao abrigo de uma portaria hoje publicada e que pretende adequar a legislação a uma realidade já vigente em Portugal.

Com esta medida, "Portugal adopta uma solução realista sem perda de qualidade, muito semelhante a de países congéneres da União Europeia, disse Luís Cunha Ribeiro à agência Lusa.

Para o presidente do INEM, a portaria dos ministérios da Administração Interna e da Saúde, publicada hoje em Diário da República, "vem repor uma situação que se pretendia maximalista mas que, como a realidade demonstrou, era totalmente inviável".

Questionado pela Lusa, Luís Cunha Ribeiro assegurou que a segurança do transporte nas ambulâncias de socorro não está em causa uma vez que o anterior articulado da lei exigia pelo menos dois tripulantes que era o que estava a ser cumprido.

Para além de redefinir o número de tripulantes das ambulâncias de socorro, a portaria dos ministérios da Administração Interna e da Saúde, determina que um dos elementos seja simultaneamente o condutor e que o outro deve ter, pelo menos, o curso de tripulante de ambulância de transporte.

O Regulamento do Transporte de Doentes determinava que as ambulâncias de socorro deveriam obrigatoriamente ser tripuladas por três elementos, mas a legislação não tem sido cumprida por falta de pessoal.

Em Julho, o presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) admitiu na Comissão Parlamentar de Saúde da Assembleia da República que um terço das ambulâncias pararia, por falta de pessoal, se fossem obrigadas a funcionar com três tripulantes.

De acordo com o presidente do INEM, não existe nenhum país onde as ambulâncias tenham três tripulantes e em Portugal os elementos existentes mal chegam para manter as ambulâncias em funcionamento com dois tripulantes.

Luís Cunha Ribeiro foi ao Parlamento a pedido do Bloco de Esquerda para esclarecer questões relacionadas com o transporte de doentes, depois de a mesma comissão ter ouvido o presidente da Associação Portuguesa de Medicina de Emergência (APME), Vítor Almeida, que acusou o INEM de ter a grande maioria das ambulâncias sem tripulações e equipamento adequados.

Na altura, Vítor Almeida denunciou que 220 das 270 ambulâncias de transporte de doentes usadas pelo INEM não cumpriam a lei por ausência de equipamento, além de violarem também a legislação ao fazer o transporte com dois técnicos de socorro ao invés de três.

A portaria publicada hoje define ainda o tipo e quantidade de equipamento mínimo obrigatório nas ambulâncias.

Fonte: Noticias sapo

publicado por skincb às 14:29
link | comentar | favorito
2 comentários:
De Paulo a 13 de Outubro de 2007 às 17:08
A redução de 3 elementos para dois elementos nas tripulações das ambulâncias de socorro foi um erro grave, a nível técnico quase 99% das técnicas existe a necessidade de existir 3 ou mais elementos para poderem executar um socorro correcto, com dois elementos os doentes simplesmente vão ser tratados como sacos de batatas.

O senhor presidente do INEM devia em primeiro ligar saber o que é trabalhar numa ambulância, do que andar a inventar soluções para poupar uns euros.


De fernando josé santos magalhães a 9 de Agosto de 2008 às 23:07
Isto neste País é natural são os mangas de alpaca ou seja os que passam a vida nas cadeiras em secretárias ou nos bancos dos automoveis com motorista,que desde o 25 de Abril comandam este País por isso o estado em que este meu querido Portugal se encontra.


Comentar post

BLOG'S AMIGOS


POCAHONTAS Coisas da minha MELHOR AMIGA…


A LUA Coisas da LUA…


CLUBE BONJARDIM O dia-a-dia do Clube…


CERNACHE DO BONJARDIM Crónicas de Cernache do Bonjardim…


VITORIA DE CERNACHE Vida do nosso VITÓRIA…


PINHO BRAVO Coisas da Região…


SEM CHANCE Coisas da Vida…


RELVADO Blog despostivo…


Abril 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


posts recentes

Incedios florestais...

ABSC's com 2 tripulantes....

9.000 homens/mulheres est...

Noite diferente...

Regresso...

19ª instrução (2007)

Prevenção ao Rali...

18ª instrução (2007)

Vamos ajudar as associaçõ...

17ª instrução (2007)

16ª instrução (2007)

Chamadas para o 112...

15ª instrução (2007)

Bizarro...

14ª instrução (2007)

13ª instrução (2007)

Alfabeto...

12ª instrução (2007)

Noite de Serviço...

11ª instrução (2007)

arquivos

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007